OS DESAFIOS E AS PERDAS NO TRANSPORTE DE GRÃOS
Confira estratégias para minimizar as perdas de grão durante o seu transporte: Enfrentando os obstáculos da logística rodoviária.
A Importância da Logística no Transporte de Produtos Agrícolas
O árduo trabalho envolvido no plantio e colheita de culturas agrícolas, tanto em grandes como em pequenas plantações, destaca a logística como um elemento fundamental na prevenção de prejuízos. No entanto, o papel da logística no campo não se encerra aí, abrangendo também a etapa de entrega durante o período de pós-colheita.
A eficaz entrega de grãos ao seu destino requer um transporte eficiente, mas o trajeto frequentemente resulta em perdas consideráveis, representando um desafio significativo.
Muitos produtos alimentícios brasileiros atravessam pelo menos duas etapas cruciais: colheita e entrega. Ambas são permeadas por fatores econômicos e estruturais.
Dada a magnitude dessa atividade, a criação de um sistema de logística de transporte se faz imperativa. Esse sistema deve priorizar a redução de perdas e custos, ao mesmo tempo que incrementa a produção no campo.
Vamos explorar os principais desafios e as taxas de perdas associadas ao transporte rodoviário de grãos no Brasil?
Desafios da Infraestrutura Rodoviária
As estradas no país não proporcionam a infraestrutura ideal para um transporte eficiente, representando um dos principais desafios do sistema logístico rodoviário brasileiro.
No Brasil, há uma extensa rede rodoviária de 1,7 milhão de quilômetros, entretanto, apenas 10% dessas estradas são totalmente pavimentadas, conforme dados do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Dada a má conservação da maior parte das estradas, a carga frequentemente sofre perdas devido às vibrações das carrocerias dos caminhões. Isso não apenas aumenta o tempo de viagem, mas também compromete a qualidade dos grãos durante o transporte.
O transporte rodoviário é responsável por uma parcela considerável das perdas totais das safras de grãos no Brasil. Um engenheiro agrônomo do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) relatou em entrevista ao Canal Rural que, em 2015, 2,38 milhões de toneladas de soja e milho foram perdidas durante o transporte rodoviário. Melhorias nas rodovias poderiam reduzir essas perdas para cerca de 0,13%.
Tempo de Transporte e Condições Ambientais
Ao planejar o transporte, é crucial considerar o tempo necessário para transportar o produto, levando em conta sua vida útil. Distâncias superiores ao planejado podem levar à deterioração dos produtos, resultando em perdas substanciais.
As condições de temperatura e umidade durante o transporte também precisam ser ponderadas para garantir a qualidade dos produtos ao chegar ao destino.
Frota Desatualizada e Opções Alternativas de Transporte
A obsolescência dos caminhões agrava ainda mais os desafios do transporte de produtos agrícolas no Brasil, podendo levar a paradas não programadas e acidentes. Motores antigos aumentam o consumo de combustível, liberando enxofre que compromete a qualidade dos produtos e retarda a viagem.
Embora 70% da produção brasileira de grãos seja transportada via rodovias, existem outras modalidades de transporte como aeroviário, ferroviário e hidroviário. Porém, essas opções são mais caras e menos utilizadas devido aos custos elevados.
A escolha da modalidade de transporte deve considerar os gastos de energia e tempo mais adequados para o produto específico, evitando perdas durante o trajeto.
Custo e Tempo na Tomada de Decisão
Em última análise, as variáveis de custo e tempo de transporte desempenham um papel crucial na tomada de decisões de transporte. Contudo, é importante notar que muitas vezes a opção mais ágil também é a mais cara.
Amplas melhorias são necessárias para otimizar todas as opções de transporte. Isso não se limita apenas à manutenção das rodovias; a malha ferroviária precisa ser aprimorada e a infraestrutura de acesso terrestre aos portos e rios também carece de melhorias.
Para garantir uma logística de transporte eficaz, é necessário um esforço coordenado e abrangente, visando não apenas a redução de perdas, mas também a otimização dos recursos disponíveis.